Vestibular USP

Vestibular USP 2018 – A Universidade de São Paulo (USP) é uma universidade pública que é mantida pelo Estado de São Paulo e ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI).

O talento e a dedicação dos docentes, alunos e funcionários tem sido ao longo dos tempos reconhecidos por diferentes rankings mundiais, criados para medir a qualidade das universidades a partir de diversos critérios, relacionados principalmente à produtividades científicas.

Se você gosta de estar em uma das universidades mais prestigiadas do Brasil e do mundo, aqui é seu lugar. Saiba como ingressar, quais são suas opções de vestibular USP, como fazer a inscrição, história, endereço e telefone. Confira!

USP

Vestibular USP 2018Ela foi criada em 1934 e é uma das mais importantes instituições de nível superior do Brasil. A Universidade de São Paulo conta com o talento e a dedicação dos docentes, alunos e funcionários que têm sido reconhecidos por diferentes rankings mundiais que são criados para medir a qualidade das universidades a partir de diversos critérios, principalmente os relacionados à produtividade científica.

Rankings

Vestibular USP 2018No ranking Academic Ranking of World Universities (ARWU) que foi criado em 2003 e elaborado pelo Center for World-Class Universities da Shanghai Jiao Tong University, que classifica as 500 melhores universidades do mundo, onde a USP ficou na 147ª posição.

A Universidade de Sâo Paulo está na 29ª colocação de acordo com o Webometrics Ranking of World Universities 2014. Esse ranking faz com que os conteúdos que são disponibilizados na internet, majoritariamente aqueles que estão relacionados aos processos de geração e comunicação acadêmica de conhecimento científico.

A USP está em primeiríssimo lugar também no ranking utilizado pela Webometrics que avalia somentes as universidades sul-americanas. No ranking do The TImes of Higher Educadion que foi criado em 2004, a USP ficou em 2013 entre as 250 melhores instituições do mundo inteiro. Imagina só?! Uma faculdade brasileira que está entre as 250 melhores instituições!

E tem mais, numa pesquisa do THE, que classifica as melhores universidades dos países dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e outras economias que estão emergentes como Chile, República Tcheca, Polônia, México, Peru e Egito, a USP ficou na 11ª posição entre as 100 Universidades avaliadas pelo ranking.

Além disso, quando se leva em conta o número total de publicações da USP ela é considerada a instituição brasileira onde fica em em quinto lugar no ranking mundial e é considerada a melhor do Brasil.

A USP obteve o primeiríssimo lugar, pela segunda vez, no Ranking Universitário Folha (RUF) que é um ranking criado pelo jornal Folha de S. Paulo em 2012 para classificar as 192 universidades brasileiras. Os indicadores da pesqisa foram a inserção no mercado de trabalho, o ensino, a inovação e a internacionalização da instituição.

A USP também foi a ganhadora do Prêmio Melhores Universidades do Ano, na categoria pública, realizado pelo Guia Abril do Estudante da Editora Abril. Ficou na oitava posição entre as 100 melhores universidades dos países do Brics de acordo com ranking realizado pelo QS em parceria com a agência de notícias russa Interfax.

Cursos

Vestibular USP 2018Todas essas informações que aqui estão sendo ditas foram obtidas através de estudos que a própria instituição da USP fez para relatar seu histórico como universidade do estado de São Paulo. Todo esse tipo de desempenho que foi gerado ao longo do tempo, toda essa excelência faz com que a USP se destaque entre as universidades brasileiras e se integre em um grupo seleto de instituições de padrão mundial.

Ela tem uma graduação formada por 249 cursos, dedicados a quase que todas as áreas do conhecimentos, distribuídos em 42 Unidades de Ensino e Pesquisa. Atualmente a USP é responsável por 22% da produção científica do país.

Vestibular USP 2018

Vestibular USP 2018Para ingressar na universidade é necessário que se faça o vestibular FUVEST organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) ou pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Caso você deseje fazer uma transferência externa, a Fuvest é a responsável pelas provas de transferências externas.

O vestibular USP aceita transferência voluntária de estudantes de curso superior de graduação, condicionada à existência de vagas e aprovação em processo seletivo de acordo com normas já preestabelecidas pelo Conselho de Graduação.

As inscrições vestibular USP 2018 também podem ser feitas pelos alunos que fizeram todo o Ensino Médio em escolas públicas e podem além do mais, participar do Inclusp – Programa de Inclusão Social da USP.

Inclusp

Vestibular USP 2018O Inclusp reúne uma série de iniciativas para ampliar as chances de ingresso dos estudantes de escola pública na Universidade de São Paulo e propiciar aos estudantes a permanência estudantil para aqueles que tenham as desvantagens socioeconômicas, esse é o um dos principais princípios da USP. Para maiores informações, consulte o site da Pró-Reitoria de Graduação.

Também existe um programa destinado a alunos do Inclusp e outros estudantes de escolas públicas que se chama Pasusp. Esse programa é voltado para os alunos que estão ainda matriculados no Ensino Médio público e que cursaram todo o seu ensino fundamental em escolas públicas.

Ele tem por objetivo estimular esses alunos a considerarem a USP como uma meta que seja de fácil alcance. Para que isso ocorra, a USP converte o desempenho dos alunos nas provas da Fuvest em bônus que aumentam a chance de ingresso na Instituição.

Inscrição

Vestibular USP 2018Para fazer sua inscrição vestibular USP 2018, é necessário que você escolha o modelo que gostaria ou pode entrar na Universidade. Como já dissemos, você pode adentrar pela Fuvest ou pelo SISU através do ENEM.

Para se inscrever no SISU basta acessar o site do SISU e acompanhar sua inscrição, depois de ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio, que irá ditar como você se classificará, com relação a nota, no SISU.

Vestibular USP 2018

São duas possibilidades ao ano: Uma ao começo e outra ao final. Já a Fuvest ocorre uma vez no ano e é um Exame diferente do ENEM, geralmente ocorre em agosto ou setembro do ano anterior ao que você começará a estudar.

Resultado

Vestibular USP 2018O resultado do vestibular USP é divulgado no site da Fuvest e do SISU. Para acessá-los, basta clicar no endereço que foi citado logo acima. É muito importante ficar atento a data que será divulgado o resultado, já que também existem outras listas de esperas.

Logo após que a lista de aprovados for divulgada, o candidato selecionado deverá ir até a Universidade de São Paulo para confirmar sua matrícula. Lembre-se que existe uma data limite para efetivação, caso perca a data a vaga ficará para o próximo candidato listado no ranking.

Endereço e telefone

  • Endereço: Butantã, São Paulo – Estado de São Paulo, 03178-200.
  • Telefone: (11) 3091-3116.

Conclusão

Vestibular USP 2018Agora que você já sabe um pouco mais sobre a história da Universidade de São Paulo, você já pode começar a decidir se deseja fazer um dos seus vestibulares. A prestigiada Universidade ganha todo ano quase 4.000 novos alunos e você pode ser um deles. Tá esperando o quê para fazer a inscrição do vestibular USP?

Espero que tenha gostado das informações obtidas neste texto, buscamos solucionar todas as suas dúvidas em relação ao vestibular USP 2018. Caso tenha alguma dúvida em relação ao assunto, deixe um comentário logo abaixo. Boa sorte!

Vestibular USP
5 (100%) 3 votes

3 pensamentos em “Vestibular USP”

  1. Tenho 73 anos e um grande sonho, que até agora não pude realizá-lo. Cursar Direito.
    Minha vida não foi fácil, por muitas razões não pude cursar o ensino normalmente, e com grande dificuldade, consegui através de exames supletivos, conseguir meu diploma de segundo Grau.
    Desejo, prestar o Vestibular, para mais uma vez, tentar realizar meu sonho, mesmo que um tanto tardio. Por isso, gostaria que me enviasse, através de E-mail, a data de inscrição para o Vestibular Fuvest.
    Gostaria também de contar com uma cota, pois anseio fazer o curso, mas não tenho como frequentar uma Universidade paga.
    Sem mais, no aguardo,
    atenciosamente
    Maria da Glória Canci
    São Paulo, 05 de julho de 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.