Vestibular UFRGS

Vestibular UFRGS 2018 – Ficar sabendo de tudo o que envolve o processo seletivo de um vestibular é muito importante para um candidato que queira ser aprovado. Se você gostaria de saber mais sobre o vestibular prestado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, você está no lugar certo.

Aqui, iremos dissertar a respeito da história dessa instituição de ensino, os meios de nela ingressar através do vestibular UFRGS, como ocorrem as inscrições, quando são divulgados os resultados e o endereço e telefone da Universidade para caso você deseje saber mais alguma informação que não esteja neste texto.

UFRGS

Vestibular UFRGS 2018A história da UFRGS 2018 é muito extensa, porém tentaremos ao longo do texto, resumir de forma didática e fazer um breve histórico sobre esta instituição de ensino. A mesma é a maior e mais importante instituição de ensino de Rio Grande do Sul, onde todos os anos milhares de candidatos tetam ingressar através do vestibular.

→ Histórico

Vestibular UFRGS 2018Ela começou com a fundação da Escola de Farmácia e Química em 1895 que em seguida se transformou na Escola de Engenharia. Começou a se iniciar assim a educação superior no Rio Grande do Sul. Ainda falando do século XIX, foram fundadas a Faculdade de Medicina de Porto Alegre e a Faculdade de Direito de Porto Alegre que em 1900 marcou o início dos cursos das áreas de humanas no Estado.

Porém, somente em 28 de novembro de 1934 é que foi criada, oficialmente, a Universidade de Porto Alegre que estaria então integrada inicialmente pelas:

  • Escola de Engenharia;
  • Institutos de Astronomia, Eletrotécnica e Química Industrial;
  • Faculdade de Medicina;
  • Escolas de Odontologia e Farmácia;
  • Faculdade de Direito;
  • Escola de Comércio;
  • Faculdade de Agronomia e Veterinária;
  • Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e pelo Instituto de Belas Artes.

Um outro grande momento que houve na instituição foi em 1947 quando ela passou a ser denominada Universidade do Rio Grande do Sul. Em dezembro de 1950 a Universidade foi federalizada e passou a ser chamada de Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Logo passou a ocupar uma posição de destaque no cenário nacional com um dos maiores orçamentos do Estado do Rio Grande do Sul e com a primeira publicação de artigos e a segunda em produções científicas.

Criação

Vestibular UFRGS 2018Ela foi criada pelo Decreto Estadual 5.758 de 28 de novembro de 1934, assinado pelo Interventor Federal no Estado do Rio Grande do Sul, ele dizia que gostaria de dar uma organização uniforme e racional ao ensino superior no Estado e elevar o nível da cultura em geral, estimulando a investigação científica e concorrendo eficientemente no aperfeiçoamento da educação do indivíduo e da sociedade.

Vestibular

Vestibular UFRGS 2018O vestibular UFRGS passou por variadas reformulações. A principal delas foi a redução em um dia no período de provas. Outra grande modificação foi a interiorização do concursos. As provas passar a ser aplicadas nas cidades de Porto Alegre, Alegrete, Bento Gonçalves e Carazinho.

Através da Decisão nº 134/2007, o Conselho Universitário aprovou, em 29 de junho, o Programa de Ações Afirmativas da UFRGS. O programa prevê a reserva de 30% vagas em todos os cursos de graduação e nos cursos técnicos para alunos autodeclarados negros e egressos de escolas públicas e a criação de vagas para indígenas.

O conselho universitário elegeu, em 4 de julho, o professor Carlos Alexandre Netto como o primeiro da lista a ser encaminhada ao Ministério da Educação para ser reitor da Universidade.

Vestibular UFRGS 2018

Vestibular UFRGS 2018Muitos que desejam estudar na instituição possuem dúvidas de como entrar na mesma, mas é muito simples o processo seletivo! Para ingressar na Universidade Federal do Rio Grande do Sul é necessário que você realize a inscrição para o vestibular UFRGS. São oferecidas 4.017 vagas em 91 cursos de graduação.

Vagas

Vestibular UFRGS 2018O número de vagas corresponde a 70% do provimento total de 2017, sendo destinado o restante, 30% ao Sistema de Seleção Unificada (SISU), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para sua seleção. O valor da inscrição para o vestibular UFRGS 2018 é de R$120,00 e podem existir isenções e descontos para casos específicos. É importante que você verifique o edital para compreender melhor quais são esses casos.

Provas

Vestibular UFRGS 2018As provas do vestibular UFRGS são realizadas em Porto Alegre, Bento Gonçalvez, Tramandaí e Imé, no Rio Grande do Sul. Serão aplicadas provas de Física, Literatura, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Redação, Biologia, Química, Geografia, História e Matemática.

No ato de inscrição, o candidato a vaga deve optar por realizar uma das cinco provas de Língua Estrangeira: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano, além de indicar a sua opção com relação a língua estrangeira que foi escolhida para fazer o ENEM para fazer a computação indicada e para que seja um devido concorrente.

Habilitação específica

Vestibular UFRGS 2018Os estudantes que concorrem a vagas nos cursos de Artes Visuais – Bacharelado e Artes Visuais – Licenciatura, Música, Teatro e Teatro-Licenciatura realizarão, antes do Concurso Vestibular, uma prova de habilitação específica.

Os candidatos a esses cursos poderão indicar, quando de sua inscrição, uma opção alternativa de curso, para o caso de não aprovação na prova de habilitação específica.

Inscrição

Vestibular UFRGS 2018As inscrições do vestibular UFRGS devem e podem ser realizadas na internet, pelo site que será citado abaixo. A Comissão Permanente de Seleção (COPERSE) disponibiliza computadores para os candidatos realizarem sua inscrição, via internet, de segunda sexta-feira, exceto feriados, das 9h às 17h.

Do total de vagas que são disponíveis mediante a inscrição vestibular UFRGS 2018 do processo seletivo, 50% está reservado às ações afirmativas que são destinadas exclusivamente a candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em Escola Pública e que assinalarem sua opção no ato de sua inscrição.

Vestibular UFRGS 2018

Aqueles que desejam concorrer as vagas de ampla concorrência e já estiverem esgotadas as vagas você pode concorrer às vagas destinadas ao sistema de ingresso por Reserva de Vagas.

Ao todo, com relação as ações afirmativas, são mais de 2 mil vagas destinadas às cotas, distribuídas nas seguintes modalidades:

  • Modalidade L1 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita;
  • Modalidade L2 – candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena;
  • Modalidade L3 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar;
  • Modalidade L4 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena.

Os documentos que são precisos para comprovações no caso de candidatos optantes pela vagas reservadas encontram-se no edital do vestibular UFRGS.

Resultado

Vestibular UFRGS 2018As vagas preenchidas aparecerão no site do próprio vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As vagas para ingresso no primeiro e no segundo semestre serão distribuídas de acordo com a modalidade de ingresso: ampla concorrência e L1, L2, L3 e L4

O resultado do vestibular UFRGS será disponibilizado meses depois a aplicação das provas no site da oficial da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Após a lista de aprovação, caso o candidato esteja incluído nela, o mesmo deverá ir diretamente na instituição para efetivar a sua matrícula.

Endereço e telefone

  • Endereço: Rua Ramiro Barcelos, 2574, Portão K. Bairro Santa Cecília, Porto Alegre.
  • Telefones: (51) 3308.5906 / 3308.5978

Conclusão

Vestibular UFRGS 2018Aprendeu todos os assuntos que envolvem o processo seletivo para o ingresso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul? Esse conteúdo foi desenvolvido exclusivamente para você, caso tem alguma dúvida ou sugestão em relação ao vestibular UFRGS 2018, deixe seu comentário logo abaixo que responderemos assim que for possível. Boa sorte!

Vestibular UFRGS
5 (100%) 9 votes

3 pensamentos em “Vestibular UFRGS”

  1. Olá boa noite, quando irão abrir as inscrições para o vestibular 2018, e quais os procedimentos? Sou aspirante a Jornalismo, e não moro em RS mas anseio muito e desejo entrar na universidade. Aguardo ansiosamente a resposta de vocês.

  2. Eu sou do Rio de Janeiro e no caso teria que voar para uma das cidades para fazer a prova ou no caso eu ao posso me inscrever pelo ENEM?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.