Vestibular UFPR

Vestibular UFPR 2018 – Hoje, a UFPR é a maior criação da cultura do Paraná e foi eleita até como símbolo de Curitiba. Todos os anos a Universidade Federal do Paraná abre processo seletivo para o ingresso de novos estudantes, caso queira garantir uma vaga leia o nosso artigo a seguir.

Se você deseja saber mais sobre a Universidade mais antiga do Brasil, você está no lugar certo. Aqui iremos traçar um breve histórico sobre o vestibular UFPR, como ingressar na Instituição, como se dá as inscrições, como é dado o resultado e o endereço e telefone caso haja ainda alguma pergunta a ser feita sobre a UFPR, seja pelos seus métodos de ensino, seja por formas de adentrar na Universidade. Boa leitura!

UFPR

Vestibular UFPR 2018A Universidade Federal do Paraná tem uma história que muito coincide com o desenvolvimento do Estado do Paraná. Foi a ousadia, os grandes feitos e a competência dos seus idealizados que fizeram da UFPR a Universidade mais antiga do Brasil, motivados pela sociedade paranaense.

Esse foi um sonho antigo construído pelo político Rocha Pombo que lançou na Praça Ouvidor Pardinho, a pedra principal da futura Instituição de Ensino. Devido à instabilidade que foi gerada pela Revolução Federalista (que ocorria no Sul do Brasil) em função da divergência entre as elites federalistas e republicanas, o projeto não foi adiante.

Criação

Vestibular UFPR 2018Apenas em 1912 é que foi avaliado que o Paraná precisava de mais profissionais qualificados, e começou então um movimento para que abrisse uma Universidade do Paraná. As lideranças políticas também se mobilizaram em prol da criação da universidade e no dia 19 de dezembro de 1912 ainda, Victor Ferreira do Amaral e Silva liderou a criação da Universidade do Paraná.

Apesar de ter sido em uma época de progresso da economia paranaense devido à abundante produção e ao próspero comércio da erva-mate.“O dia 19 de dezembro representou a emancipação política do Estado e deve também representar sua emancipação intelectual”, afirmou Victor Ferreira do Amaral.

Funcionamento

Vestibular UFPR 2017Em 1913, a Universidade do Paraná começou a funcionar, em primeira instância, como instituição particular. Os primeiros cursos que foram ofertados foram: Ciências Jurídicas e Sociais; Engenharia; Medicina e Cirurgia; Comércio; Odontologia; Farmácia e Obstetrícia.

Após a fundação da Universidade do Paraná, Victor Ferreira do Amaral, que também foi o primeiro reitor da Universidade, iniciou, a partir de empréstimos, a construção do prédio central localizado na Praça Santos Andrade, em terreno doado pela prefeitura.

Junto da Primeira Guerra Mundial, que aconteceu em 1914, vieram a recessão econômica e as primeiras dificuldades que a Universidade Paranaense iria enfrentar, dentre delas, havia uma lei que determinava o fechamento das instituições particulares o que foi, na verdade, uma tentativa do Governo Federal de centralizar o poder sob as instituições de ensino superior.

Então, foi-se necessário criar alternativas para evitar o fechamento da Universidade. A forma que foi encontrada na época para se adequar a lei e continuar, portanto, funcionando, foi desmembrar a Instituição em faculdades autônomas, cada uma reconhecida individualmente pelo governo.

Durante cerca de 30 anos buscou-se restaurar a universidade. Esse objetivo foi alcançado no fim da década de 40 quando as faculdades individuais foram reunidas e formaram a Universidade do Paraná. Para essa unificação foi de fundamental apoio a aceitação da imprensa e da comunidade.

Restauração

Vestibular UFPR 2018A Universidade, então, foi restaurada em 1946 e começou então a batalha pela sua federalização. Flávio Suplicy de Lacerda, que era o reitor da época, mobilizou todas as lideranças do Estado possíveis e em 1950 a Universidade do Paraná começou a se chamar Universidade Federal do Paraná: Uma Instituição pública e gratuita.

A Universidade adotou o tripé: Ensino, Pesquisa e Extensão, que foi o que norteou até agora e ainda continua norteando as atividades da Instituição. Houveram construções de prédios exteriores, como a construção do Hospital de Clínicas, do Complexo da Reitoria e do Centro Politécnico.

Vestibular UFPR 2018

Vestibular UFPR 2018Existem duas fases dentro da execução do vestibular UFPR. A primeira fase consiste em uma prova objetiva de conhecimentos que é realizada geralmente em outubro do ano anterior que você deseja adentrar na Instituição de Ensino.

A segunda fase geralmente ocorre no mês posterior, novembro, e consiste numa prova de compreensão e produção de textos e provas específicas para os cursos, além das provas de habilidades específicas para os cursos que houver.

Sistema de cotas

Vestibular UFPR 2018Com relação ao número de vagas oferecidas no vestibular UFPR 2018, 50% são de concorrência geral e os outros 50% são destinadas ao sistemas de cotas. Existe uma grande controvérsia quando esse assunto é discutido, porém nosso papel é mostrar os requisitos para que o candidato saiba quem pode se enquadrar no perfil de cotista.

São as seguintes condições para concorrer às cotas:

  • Estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Estudantes com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Estudantes que, independente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
  • Tenham cursado integralmente o ensino médio, com aprovação em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos em escolas públicas;
  • Tenham obtido certificado de conclusão do ensino médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos-ENCCEJA ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Candidatos que já possuem curso superior não poderão concorrer às vagas das cotas sociais e raciais de que trata a Lei nº 12.711/2012.

Inscrição

Vestibular UFPR 2018O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná recebe inscrições do vestibular UFPR 2018 geralmente no período de agosto a setembro para cada processo seletivo. Para entrar na universidade, é obrigatório realizar a inscrição no período determinado pela banca do processo seletivo.

A inscrição vestibular UFPR deverá ser feita pela internet no Portal do Núcleo de Concursos mediante o preenchimento do formulário de inscrição e então será consolidada sua inscrição após o pagamento da taxa de inscrição, que deve ser paga preferencialmente nas agências do Banco do Brasil, nas casas lotéricas ou nas agências bancárias ou após a homologação da isenção dessa taxa, no valor de R$120,00.

Vestibular UFPR 2018

O pedido de isenção deverá ser solicitado no período já disposto no edital que está no site da Instituição e os pedidos devem ser encaminhados por meio de formulário específico que estará disponibilizado no endereço eletrônico já disponibilizado.

Resultado

Vestibular UFPR 2018A partir de agosto, o candidato deverá verificar o resultado do vestibular UFPR, no endereço eletrônico citado no paragrafo anterior, no link específico do presente Processo Seletivo, a situação de homologação de sua inscrição.

Em setembro, será disponibilizada a lista com os nomes dos candidatos com inscrição homologada no endereço eletrônico www.nc.ufpr.br.

Endereço e telefone

Endereço: Rua XV de Novembro, nº 1299, Centro, Curitiba. CEP 80.060-000 – PR / Brasil.

Telefone: +55 (41) 3360-5000.

Conclusão

Vestibular UFPR 2018Agora que você já conhece um pouco mais sobre a UFPR 2018, inclusive um breve resumo de sua história, você pode considerá-la em sua lista de Universidades que gostaria de estudar. Pense bem sobre o curso que você deseja cursar e estude bastante para o vestibular. Depois disso, basta esperar.

Caso você consiga, converse com professores que dão aula já na Instituição e alunos que já são calouros da Universidade para obter mais informações, caso não seja o suficiente, use o telefone disposto acima e o endereço para ligar ou ir até a Universidade para buscar informações. Desejamos a você boa sorte no vestibular UFPR 2018!

Vestibular UFPR
4 (80%) 6 votes

Deixe um Comentário

3 Comentários