Vestibular UFPA

Vestibular UFPA 2018 – Atualmente a Universidade Federal do Pará é uma instituição federal de ensino superior, organizada sob a forma de autarquia, vinculada ao MEC (Ministério da Educação) através da Secretária de Ensino Superior (SESu).

O princípio fundamental da UFPA 2018 é a integração das funções de ensino, pesquisa e extensão, como o próprio site da instituição diz. O atual Reitor é o Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho que cumprirá sua reitoria até 2020.

Se você deseja saber como adentrar na Universidade Federal do Pará, você está no lugar certo. Aqui traçaremos um breve histórico sobre a instituição de ensino, como ingressar na instituição, como realizar as inscrições, como é dado o resultado e o endereço e telefone para que você possa se informar mais caso haja mais alguma dúvida a respeito do vestibular UFPA.

UFPA

Vestibular UFPA 2018A UFPA é a sigla para Universidade Federal do Pará que foi criada em 2 de julho de 1957, sancionada pelo ex-presidente Juscelino Kutischek. A UFPA foi uma junção das sete faculdades federais, estaduais e privadas existentes antigamente em Belém:

  • Medicina;
  • Direito;
  • Farmácia;
  • Engenharia;
  • Odontologia;
  • Filosofia;
  • Ciências;
  • Letras;
  • Ciências Econômicas;
  • Contábeis;
  • Atuariais.

Depois de mais de 18 meses de sua criação, a Universidade do Pará foi instalada em sessão presidida pelo ex-presidente Kubitschek, no Teatro da Paz, em 31 de janeiro de 1959.

A instalação foi um ato, que de certa forma, foi apenas simbólico. O primeiro Estatuto da Universidade definiu a orientação da política educacional da Instituição e desde 28 de novembro do mesmo ano já existia o primeiro reitor, Mário Braga Henriques. Em 19 de dezembro de 1960, tomou posse José Rodrigues da Silveira Netto que ocupou a Reitoria durante oito anos e meio.

A primeira reforma da Universidade aconteceu em 1963 por volta do mês de setembro. Dois meses após a reforma a Universidade foi reestruturada em 18 de novembro de 1963. Nesse período começaram a ser implantados novos cursos e novas atividades básicas. Clóvis Cunha da Gama Malcher tomou posse em julho de 1973 seguido por Aracy Amazonas Barreto e Daniel Queima Coelho de Souza.

Depois disso José Seixas Lourenço ocupou a Reitoria no período de julho de 1985 a junho de 1989. Procedidos de Nilson Pinto de Oliveira, Marcos Ximenes Ponte, Cristovam Wanderley Picanço Diniz, entre outros.

Missão, visão e valores

Vestibular UFPA 2018A missão do vestibular UFPA é produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade sustentável. Sua visão é ser referência nacional e internacional como universidade multicampi integrada à sociedade e centro de excelência na produção acadêmica, científica, tecnológica e cultural.

Por fim, seus princípios são:

  • A universalização do conhecimento;
  • O respeito à ética e à diversidade étnica, cultural e biológico;
  • O pluralismo de ideias e de pensamentos;
  • O ensino público e gratuito;
  • A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
  • A flexibilidade de métodos, critérios e procedimentos acadêmicos;
  • A excelência acadêmica;
  • A defesa dos direitos humanos e a preservação do meio ambiente.

Vestibular UFPA

Vestibular UFPA 2018Em 30 de setembro do ano passado começaram as inscrições do vestibular Universidade Federal do Pará. O edital no ano passado, ofertava um total de 7.404 vagas em mais de 178 cursos de graduação distribuídos em mais de 20 cidades paraenses.

Para ingressar na instituição é necessário que se faça o vestibular UFPA 2018. Existe também a possibilidade de ingressa na UFPA a partir de sua nota no ENEM com o sistema SISU/UFPA, onde são oferecidas aproximadamente 424 vagas (número relacionados ao ano passado).

Como funciona?

Vestibular UFPA 2018“Em primeiro lugar, apenas quem se inscreveu no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode se candidatar para disputar as vagas ofertadas pelo PS e pelo SiSU, pois o exame é nossa única etapa do vestibular para a maioria dos cursos da UFPA, exceto Dança e Música. Agora, iniciamos as inscrições para o Processo Seletivo 2018 (PS), enquanto as inscrições para as nossas vagas disponíveis pelo SiSU só serão realizadas pelo sistema do MEC, provavelmente, em janeiro do ano que vem”, detalha a pró-reitora.

Existe também o chamado exame de habilidade que são para os candidatos aos cursos de Dança e Música.“Agora, não existe mais segunda opção para quem se inscreve nestes cursos e é reprovado no Exame de Habilidades. Também alteramos o peso desta nota, que, agora, equivale a uma das áreas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na nossa fórmula da média ponderada”, informa Arquimimo Almeida, assessor do Ceps/UFPA.

Inscrição

Vestibular UFPA 2018A taxa de inscrição do vestibular UFPA custa trinta e cinco reais, mas os estudantes da rede pública tem o direito à isenção da taxa e candidatos que cursaram todo o enino médio na rede privada porém com bolsa integral também podem solicitar o benefício, mas, a partir deste ano, no ato de inscrição, os interessados devem anexar ao formulário uma declaração que comprove a condição de bolsista.

Para os outros que não possuem esse benefício, o pagamento da taxa deve ser efetivado até o dia 25 de outubro. Os estudantes precisam acompanhar sua inscrição já que não basta preencher o formulário de inscrição e efetivar o pagamento da taxa.

Vestibular UFPA 2018

É preciso tomar bastante cuidado na hora da inscrição vestibular UFPA 2018, pois depois de feita, não há forma de alterar o curso escolhido e nem a utilização de ações afirmativas ou não (Sistema de Cotas).

Resultado

Vestibular UFPA 2018Você deverá esperar até a divulgação da lista dos aprovados que pode ser acessado por você utilizando seu login e senha, como já dito anteriormente. A partir daí pode ser visualizado o resultado vestibular UFPA, sendo o próximo passo efetivar o ingresso na instituição.

O sistema continuará aberto até a divulgação do chamado “Listão de aprovados” e cada candidato poderá acessar sua situação cadastral utilizando seu login e senha.

Caso o estudante identifique qualquer problema, ele deve procurar imediatamente o Ceps, seja para correção de dados cadastrais, seja para informar ou questionar alguma inconsistência na seleção ou na sua inscrição.

Endereço e telefone

Endereço: Rua Augusto Corrêa, 01 – Guamá. CEP 66075-110. Caixa postal 479. PABX +55 91 3201-7000. Belém – Pará – Brasil.

Telefone: (91) 3201-7266, 3201-8382, 3201-8386 e 3201-8387.

Conclusão

Agora que você já tem todas as informações a respeito da Universidade, já pode começar a se preparar para o seu vestibular UFPA 2018 ou para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e torcer para que você consiga uma vaga nessa instituição de tanto prestígio nacional e internacional. Caso tenha alguma dúvida deixe um comentário abaixo. Boa sorte!

Vestibular UFPA
4.4 (87.5%) 16 votes

Deixe um Comentário

3 Comentários