Vestibular UENF

A vestibular UENF 2018 é uma das instituições públicas de ensino superior mais privilegiadas do país. Sendo considerada a melhor universidade pública do Estado do Rio de Janeiro, milhares de estudantes, todos os anos, participam dos processos seletivos da instituição para conseguir uma vaga na UENF.

Contudo, o UENF vestibular só é oferecido para a categoria de cursos semi-presenciais, como é o caso dos cursos de graduação a distância (EAD). Desde o ano de 2009, a principal forma de ingresso na instituição é por meio do ENEM e SiSu.

Dessa forma, no conteúdo a seguir, trouxemos uma série de informações importantes para todos aqueles que desejam ingressar na instituição. Confira a seguir um pouco mais sobre o vestibular UENF e como ingressar nessa universidade. Boa leitura e bons estudos!

Conheça a UENF

Vestibular UENF 2018A Universidade Estadual do Norte-Fluminense nasceu nos anos de 1989, quando a população da região passou a requerer uma instituição pública de ensino superior que atendesse a demanda das pessoas dos Campos dos Goyatacazes.

O movimento reuniu uma série de pessoas e entidades e a partir de uma petição pública, reuniram mais de 4 mil assinaturas para pedirem, na justiça, a criação da universidade. Com a posse de Lionel Brizola como governador do Estado, a instauração da universidade ficou mais próximas quando o Darcy Ribeiro, criador e o primeiro reitor da UnB (Universidade de Brasília), ficou responsável de fundar a instituição.

Historia

Vestibular UENF 2018Os anos foram se passando e atualmente a UENF vestibular é considerada uma das instituições mais prestigiadas do país, sendo a primeira universidade brasileira a contar com 100% de professores doutorados em suas unidades. Além disso, a Universidade Estadual do Norte-Fluminense foi reconhecida pelo Ministério da Educação, no ano de 2011, como a melhor universidade do Estado do Rio de Janeiro e a 11ª do país.

A UENF 2018 vestibular possui 4 centros avançados, onde são realizadas pesquisas, estudos científicos e uma série de outras atividades acadêmicas. Atualmente, a instituição oferece 17 cursos de graduação e 14 programas de pós-graduação divididas em diversas áreas do conhecimento.

Leia também:

Só há duas formas de ingressar na instituição: uma é pelo ENEM/SiSu, onde atualmente é a principal maneira de conseguir estudar na universidade e outra é através do vestibular UENF, para os cursos a distância oferecidos pela instituição.

Vestibular UENF 2018

Vestibular UENF 2018O vestibular UENF deixou de ser a principal forma de ingresso e, atualmente, o processo seletivo só é aberto para quem deseja realizar um curso a distância na universidade, os chamados cursos semi-presenciais.

Então, toda a preparação que deveria ser feita para realizar as provas do vestibular UENF, deverá ser concentrada para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Como a procura para estudar na instituição é grande, o candidato deverá se preparar bastante para disputar com centenas de outros participantes que, assim como você, querem ingressar em uma universidade prestigiada.

Prova

Vestibular UENF 2018Para quem deseja entrar e cursar um curso de graduação tradicional, o candidato deverá prestar o ENEM e com a nota da avaliação, se inscrever no SiSu.

Para quem deseja realizar um curso EAD na UENF, o candidato deverá realizar a sua inscrição no site da instituição. Para ingressar na instituição, o candidato deverá prestar o Exame Nacional do Ensino Médio e tirar boas notas na avaliação.

Inscrição

Vestibular UENF 2018Como o ENEM/SISU é a principal forma de ingresso na instituição, elaboramos um passo a passo a seguir mostrando todos os passos necessários para ingressar na instituição.

Veja abaixo passo a passo para você realizar a sua inscrição vestibular UENF 2018, confira a seguir:

Vestibular UENF 2018

  • Passo 01. Acesse o site do INEP/ENEM através do endereço a seguir (enem.inep.gov.br) e veja todas as informações depois que a página carregar. Nesse espaço, você poderá tirar todas as suas dúvidas em relação ao ENEM.
  • Passo 02. Clique em “fazer a sua inscrição”. É muito importante preencher todos os dados corretamente, assim como não se esquecer de suas informações de login, principalmente da senha utilizada, pois esses mesmos dados serão necessários para realizar a sua inscrição no SiSu.
  • Passo 03. Agora é esperar o calendário para se informar em qual dia e local em que você deverá ir para realizar as provas do ENEM.
  • Passo 04. Depois de obter os resultados da prova, o candidato deverá ir até o site do Sistema de Seleção Unificado e demonstrar interesse em no máximo, 2 opções de cursos.

Agora você vai conferir como você pode ingressar na UENF vestibular, basta você estar com a nota do Enem em mãos, confira a seguir:

  • Passo 01. Entre no site do SiSu no endereço a seguir: (sisu.mec.gov.br) e espere a página carregar completamente. Clique na opção “quero me inscrever”.
  • Passo 02. Agora, você deverá selecionar qual tipo de curso deseja e em qual universidade pretende cursá-lo. Nesse caso, escolha um curso que seja oferecido na UENF.
  • Passo 03. Pronto! Agora basta esperar as listas de chamadas serem divulgadas e ver se você foi convocado. Caso positivo, o candidato deverá confirmar sua inscrição no curso desejado.

É importante se atentar aos prazos do SiSu para não perder nenhuma oportunidade. No próprio site do programa é divulgado datas e informações para os candidatos se orientarem em relação as vagas oferecidas pela instituição que ele deseja estudar.

Cursos

Vestibular UENF 2018A Universidade Estadual do Norte-Fluminense oferece mais de 30 opções de cursos UENF vestibular, entre graduação e pós-graduação, em seus campus. Confira a seguir a lista de cursos oferecidos pela universidade:

Cursos de Graduação:

  • Administração Pública;
  • Agronomia;
  • Biologia;
  • Ciência da Computação;
  • Pedagogia;
  • Ciências Biológicas;
  • Ciências Biológicas a distância;
  • Ciências Sociais;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo;
  • Engenharia de Produção;
  • Engenharia Metalúrgica e de Materiais;
  • Física;
  • Matemática;
  • Medicina Veterinária;
  • Química;
  • Química a distância;
  • Zootecnia.

Cursos de pós-graduação

* Ciências Biológicas e Agrárias: Biociências e Biotecnologia, Ciência Animal, Ciências Naturais, Ecologia e Recursos Naturais, Produção Vegetal e Genética e Melhoramento de Plantas.

* Ciências Exatas e Aplicadas: Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Reservatório e de Exploração e Engenharia e Ciência dos Materiais.

* Humanidades: Cognição e Linguagem, Políticas Sociais e Sociologia Política.

Resultado

Vestibular UENF 2018O resultado vestibular UENF é divulgado no próprio site da instituição, que pode ser acessado a partir do endereço eletrônico logo abaixo. Porém, para quem optou ingressar na instituição através do ENEM/SiSu, o resultado será publicado no próprio site do Sistema de Seleção Unificado, no link a seguir (sisualuno.mec.gov.br).

Para saber se foi selecionado no curso desejado, o candidato deverá entrar em sua área informando o número de inscrição do ENEM e a sua senha, depois clicar em entrar no Sisu. Na próxima página, o candidato poderá ver se foi aprovado. Caso positivo, deverá responder a lista de chamada e confirmar o seu interesse no curso escolhido.

Leia também:

Para ficar por dentro das últimas novidades de sua inscrição, o candidato deverá ficar de olho tanto no site do SiSu como nesse blog. Nessa página, nós divulgaremos todas as informações relacionadas tanto ao resultado do vestibular UENF 2018, do ENEM e do SiSu. Sempre dê uma olhadinha aqui para saber se nós já atualizamos a página com as novas informações.

Conclusão

Vestibular UENF 2018Estudar em uma instituição de prestígio como a UENF vestibular é o sonho de muita gente. É por isso que, todos os anos, milhares estudantes de todos os cantos do país tentam ingressar na instituição por meio do ENEM.

Se você é um deles, nós te desejamos toda a sorte do mundo. Ficou com alguma dúvida em relação de como participar do processo seletivo do vestibular UENF 2018? Deixe um comentário!

Vestibular UENF
Avalie este artigo!

Deixe um Comentário

3 Comentários