Vestibular FUVEST

Vestibular FUVEST 2018 – A FUVEST é o maior vestibular do Brasil, com quase 140.000 inscritos. Disputam as vagas para a USP, FCMSC-SP, Unicamp e Unesp, logo a Fundação Universitária para o Vestibular é a única forma de ingressar nas universidades citadas anteriormente.

Se você quer saber mais sobre o vestibular FUVEST, um dos maiores vestibulares do país, você está no lugar certo. Vamos dissertar sobre um breve histórico da fundação, como são feitas as inscrições, como ingressar nas instituições que aceitam esse tipo de vestibular, livros necessários e ações afirmativas. Boa leitura!

FUVEST

Vestibular FUVEST 2018A FUVEST é a Fundação Universitária para o Vestibular que foi fundada em 1976 com intuito de realizar exames vestibulares de escolas de nível superior do Estado de São Paulo. O Vestibular FUVEST seleciona os alunos para USP (Universidade de São Paulo), FCMSC-SP (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo), Unicamp e Unesp.

Como funciona?

Vestibular FUVEST 2018Uma das primeiras modificações ocorreu na parte de inscrição, que será, pela primeira vez pela internet. Essa proposta foi adotada desde 2010. Esse novo formato manterá, porém os tipos de provas feitos. O objetivo da primeira fase de provas é apenas filtrar os candidatos, que são classificados para a segunda fase em cima da nota de corte e que tem, como o própria Fundação diz, pouquíssimas chances reais de classificação para um aluno que não tenha o padrão de ensino sugerido e recomendado.

Com essas mudanças agora, nenhum vestibulando começará a próxima fase do processo seletivo em desvantagem porque as mudanças bruscas ocorrerão somente na segunda fase do processo, que será realizada em três dias e cobrará todas as disciplinas básicas do ensino médio, independente da área pretendida pelo concurseiro.

O primeiro dia de provas será idêntico ao formato atual, com provas de Língua Portuguesa e Redação. Já no segundo, os candidatos responderão a vinte questões discursivas distribuídas entre Biologia, História, Geografia, Matemática, Fìsica, Química e Inglês.

As provas do terceiro dia serão mais específicas e terão um grau de dificuldade maior, ele se refere a uma prova de doze questões dissertativas distribuídas entre duas ou três disciplinas afins, dependendo da sua área de interesse de curso. Para finalizar, as carreiras que exigem conhecimentos mais específicos terão suas provas feitas no quarto dia.

Há alguma especulação de que em São Paulo haverá uma unificação da primeira fase do vestibular para todas as universidades estaduais. Se essa medida realmente for real, a vida do candidato ficará muito mais fácil, pois não terá que se preocupar com um vestibular específico e terá mais chances de passar para um curso de ensino superior.

Vestibular FUVEST 2018

Vestibular FUVEST 2018Desde o vestibular FUVEST de 2011, as provas seguem o mesmo padrão. Vale destacar que a estrutura da primeira fase do novo modelo continua igual ao anterior, entretanto, sem contabilizar pontos na classificação final da prova.

Primeira fase

Vestibular FUVEST 2018A primeira fase é do gênero múltipla escolha e é realizada no fim de novembro, geralmente. Ela consiste em uma prova de cinco horas, onde deve-se responder 90 questões -16 de Língua Portuguesa; 10 de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História; 5 de Língua Inglesa e 9 interdisciplinares. Cada uma possui cinco alternativas.

Para você não ser desclassificado da seleção é necessário que você atinja no mínimo, 27 acertos e estar dentro da nota de corte que varia de acordo com o curso escolhido. Se você não zerar nenhuma prova, você não será desclassificado, porém é preciso que faça o mínimo de ponto e esteja na nota de corte.

Desde 2009 a vestibular FUVEST não utiliza mais a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como acréscimo de seleção, pois houveram alguns problemas ao longo dos anos na realização do exame.

Notas de corte

Vestibular FUVEST 2018Depois de quase um mês após a realização da primeira etapa, a fundação disponibiliza as notas de corte e o número mínimo de acertos para acesso à segunda fase. Todos os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a essa estão automaticamente classificados para a próxima etapa.

Cada carreira tem sua própria concorrência, e geralmente ela é de 3 candidatos por vaga. As carreiras mais concorridas como Medicina e Engenharia Aeronáutica, possuem notas de corte muito altar se comparadas a outras carreiras menos concorridas, como Letra e Informática Biomédica.

Segunda fase

Vestibular FUVEST 2018A segunda fase é constituída de três provas analítico-expositivas. A primeira delas é a de Português e Redação que compreende a elaboração de uma redação e de dez questões de igual valor de interpretação de textos, gramática e literatura. A prova de Português e Redação vale 100 pontos cada, e é obrigatória para todos os candidatos da segunda fase.

A segunda prova tem 16 questões sobre as disciplinas que constituem núcleo comum obrigatório do Ensino Médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês) e contém ainda mais algumas questões interdisciplinares. A terceira prova é formada por doze questões de duas ou três disciplinar dependendo da carreira escolhida como já dito anteriormente.

Essas informações estão sendo repetidas para que você possa entender de forma minuciosa o funcionamento das provas do vestibular FUVEST 2018, que são complexas.

Livros

Vestibular FUVEST 2018No início de 2012, FUVEST e Comvest, responsável pelo vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), divulgaram a lista de livros obrigatórios para os processos seletivos:

  • Vidas Secas, de Graciliano Ramos;
  • Capitães da Areia, de Jorge Amado;
  • Sentimento do Mundo, de Carlos Drummond de Andrade;
  • Til, de José de Alencar;
  • Viagens na minha terra, de Almeida Garrett;
  • Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida;
  • Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis;
  • A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós;
  • O Cortiço, de Aluísio Azevedo.

Inscrição

Vestibular FUVEST 2018Para se inscrever no processo seletivo da Fundação Universitária para o Vestibular basta acessar o site oficial da Fundação e informar os dados necessários para sua inscrição vestibular FUVEST. Ela é toda feita pela internet.

Vale salientar, que a FUVEST realiza programas de incentivo a candidatos oriundos de escola públicas, tais medidas visam aumentar o número de estudantes de escolas públicas no ensino superior público, que conta com uma expressiva participação de ex-alunos da rede privada.

Vestibular FUVEST 2018

A meta da USP e das outras universidades que utilizam o FUVEST como vestibular é aumentar a participação dos alunos oriundos de escola pública para 30% do total de matriculados, se você que deseja ser candidato e estudou no ensino público, realize já as inscrições do vestibular FUVEST 2018 para confirmar sua vaga no certame.

INCLUSP

Vestibular Fuvest 2018O INCLUSP é o Programa de Inclusão Social da USP que fornece iniciativas para aumentar o acesso e a permanência do estudante de escola pública na Universidade. O programa tem como função superar as barreiras educacionais que dificultam o acesso a educação.

As inscrições para o programa começam antes das inscrições gerais. Faz-se necessário se inscrever no site da FUVEST durante o período de inscrição para pedir a isenção da taxa e depois mandar os documentos que são solicitados via correio, que são o Comprovante de todo o Ensino Médio em Escola Pública brasileira, o comprovante de renda familiar e a cópia da ficha de inscrição.

PASUSP

Vestibular Fuvest 2018Existe também a prova do PASUSP (Programa de Avaliação Seriada da USP) que é constituída por 50 questões de múltipla escolha que pode dar ao candidato um acréscimo de mais 3%, conforme seu desempenho. Essa prova é exclusiva para os alunos da rede pública de ensino e que estiverem cursando o segundo e terceiro ano do Ensino Médio. Esse bônus é acrescido à nota da prova do vestibular tradicional.

Resultado

Vestibular FUVEST 2018O resultado do vestibular FUVEST é dado através do site oficial. A lista com os candidatos aprovados é geralmente divulgada dois meses depois após a realização das provas. Lembrando que no site é possível também visualizar as listas de espera.

Endereço e telefone

Endereço: Rua Alvarenga 1945 / 1951. Butantã, São Paulo, SP – CEP: 05509-004

Telefone: (11) 3093-2300 / (11) 3818-3200

Conclusão

Vestibular FUVEST 2018Para todos aqueles que desejam entrar nas universidades nas quais a FUVEST 2018 faz a intermediação do processo seletivo, é essencial a leitura desse conteúdo para ficar por dentro de todas as informações que envolvem o vestibular.

Caso possua alguma dúvida em relação ao vestibular FUVEST 2018, não exite, deixe seu comentário ou sugestão nos comentários abaixo que iremos responder assim que for possível. Boa sorte!

Vestibular FUVEST
1.6 (32.2%) 118 votes

Deixe um Comentário

3 Comentários