Vestibular UniRio

Vestibular UniRio 2018 – A Universidade Federal do Rio de Janeiro, mais conhecida por sua sigla UniRio, é uma instituição de ensino superior pública, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, no bairro da URCA.

Se você está entre um dos milhares de candidatos que tentaram ingressar na UniRio vestibular, o conteúdo a seguir traz uma série de informações para você.

Tenha uma boa leitura e não deixe de compartilhar esse artigo com amigos e colegas que, assim como você, farão o ENEM para ingressar no ensino superior, em específico, irão tentar ser aprovados no vestibular UniRio. Confira já!

Conheça a UniRio

Vestibular UniRio 2018

A UniRio é uma instituição de ensino superior pioneira, já que aceita a avaliação do ENEM como forma de ingresso desde o ano de 2001.

A universidade deixou de aceitar alunos por meio do vestibular no ano de 2009, quando passou a adotar, exclusivamente, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio como forma de ingresso.

História

Vestibular UniRio 2018

A UniRio se originou da Federação das Escolas Isoladas do Estado da Guanabara (FEFIEG), passando a ser reconhecida através do Decreto nº 773 do dia 20 de Agosto no ano de 1969.

O decreto teve como finalidade proporcionar a fusão de outras instituições de ensino superior que atuavam na região, tais como:

  • Escola Central de Nutrição;
  • Escola de Enfermagem Alfredo Pinto;
  • Conservatório Nacional de Teatro (atual Escola de Teatro);
  • Instituto Villa-Lobos;
  • Fundação Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro Curso de Biblioteconomia da Biblioteca Nacional.

No ano de 1979, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio) nasceu e atualmente é considerada uma das instituições privadas de ensino superior do país.

Leia também:

Contudo, diferente de outras universidades, a UniRio vestibular não utiliza mais o processo como forma de ingresso na instituição. Hoje em dia, para concorrer a uma vaga da instituição, será necessário prestar o ENEM e tirar notas muito boas nas avaliações.

Com as notas em mãos, o candidato deverá realizar sua inscrição no SiSU e, assim, tentar uma vaga em um dos cursos oferecidos pela instituição.

Vestibular UniRio 2018

Vestibular UniRio 2018

O vestibular UniRio deixou de ser uma forma de ingresso na instituição no ano de 2009. Até a época, o processo seletivo era organizado pela UNIRIO/ENCE.

Mesmo que não exista mais um UniRio vestibular, os candidatos que desejam ingressar na instituição deverão se preparar como se estivessem estudando para o vestibular de alto nível.

Prova

Vestibular UniRio 2018

Pois, embora as questões do ENEM possam parecer fáceis para algumas pessoas, a concorrência pelas vagas oferecidas nos cursos UniRio vestibular são bem altas.

E, além disso, as notas de cortes também são altas, sendo necessário muito estudo para conseguir as poucas vagas disponibilizadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSu).

Os últimos candidatos que ingressaram na instituição por meio do vestibular UniRio aconteceu no ano de 2009, no processo seletivo 2009.2. Para ingressar na instituição, o candidato deverá prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e depois realizar a sua inscrição no SiSu.

Inscrição

Vestibular UniRio 2018

Como não há uma forma para se inscrever no vestibular UniRio, até porque ele não existe mais, a seguir ensinaremos como você poderá se cadastrar no ENEM e, posteriormente, no SiSu, e conseguir ingressar no curso desejado na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Confira o passo a passo que elaboramos, a seguir:

  • Vestibular UniRio 2018
  • Passo 01. Acesse o site do INEP/ENEM através do endereço a seguir: www.enem.inep.gov.br e veja todas as informações depois que a página carregar. Nesse espaço, você poderá tirar todas as suas dúvidas em relação ao ENEM.
  • Passo 02. Clique para fazer a sua inscrição vestibular Unirio 2018. É muito importante preencher todos os dados corretamente, assim como não se esquecer de suas informações de login, principalmente da senha utilizada, pois esses mesmos dados serão necessários para realizar a sua inscrição no SiSu.
  • Passo 03. Agora é esperar o calendário para se informar em qual dia – e local – que você deverá ir para realizar as provas do ENEM.

Depois de obter os resultados da prova, o candidato deverá ir até o site do Sistema de Seleção Unificado e demonstrar interesse em, no máximo, 2 opções de cursos.

Com a nota do ENEM em mãos, o candidato estará mais próximo de conseguir ingressar na UniRio vestibular 2018. Confira o passo a passo a seguir:

Vestibular UniRio 2018

  • Passo 01. Entre no site do SiSu no endereço a seguir: www.sisu.mec.gov.br e espere a página carregar completamente. Clique na opção “quero me inscrever”.
  • Passo 02. Agora, você deverá selecionar qual tipo de curso deseja e em qual universidade pretende cursá-lo. Nesse caso, escolha um curso que seja oferecido na UniRio

Pronto! Agora basta esperar as listas de chamadas serem divulgadas e ver se você foi convocado. Caso positivo, o candidato deverá confirmar sua inscrição no curso desejado.

Contudo, é importante verificar quais são as notas de corte dos cursos oferecidos pela instituição, no próprio site do SiSu, para ter uma noção da dificuldade – e de qual nota é preciso tirar, no mínimo, para conseguir entrar na instituição.

Cursos

Vestibular UniRio 2018

A UniRio oferece centenas de curso de graduação, pós-graduação e extensão em diversas áreas de conhecimento. Por meio do ENEM/SiSu é possível ingressar em um dos cursos Unirio vestibular oferecidos em seus respectivos departamentos/institutos/escolas, descritos a seguir:

Centro de Letras e Artes

  • Letras Bacharelado Noturno;
  • Letras Licenciatura Noturno;
  • Atuação Cênica Bacharelado Integral;
  • Cenografia e Indumentária Bacharelado Integral;
  • Direção Teatral Bacharelado Integral;
  • Estética e Teoria do Teatro Bacharelado Integral;
  • Teatro Licenciatura Integral.

Instituto Villa-Lobos

  • Música Bacharelado Integral – Habilitações em Canto/ Composição/Instrumentos/ Regência;
  • Música Popular Brasileira;
  • Música Licenciatura Integral;

Centro de Ciências Jurídicas e Políticas

  • Administração Pública;
  • Ciência Política Bacharelado Integral;
  • Direito Bacharelado Noturno;

Resultado

Vestibular UniRio 2018

O resultado vestibular Unirio 2018, que é intermediado pelo ENEM, geralmente, é divulgado no final do ano. Já o resultado do SiSu, que acredito que seja o mais importante para quem deseja ingressar na UniRio, é divulgado no meio do ano.

Lembrando que só é possível participar do SiSu os candidatos que prestaram o ENEM e tiraram uma nota maior do que zero na redação e igual ou superior a 45 em todas as outras matérias.

Leia também:

Para saber, exatamente, quando sai o resultado do SiSu, visite o site: www.sisu.mec.gov.br para tirar todas as suas dúvidas em relação ao programa.

Conclusão

Vestibular UniRio 2018

Mesmo que não haja, atualmente, um vestibular UniRio especificamente, o ENEM substitui o papel do vestibular e, hoje em dia, é a única forma de ingresso na instituição.

Se você deseja ingressar na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a única forma é tirando uma boa nota no ENEM e realizando sua inscrição no SiSu.

Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre o vestibular Unirio 2018, deixe o seu comentário para que nós possamos te ajudar respondendo as suas questões. Boa sorte e bons estudos!

Vestibular UniRio
5 (100%) 1 vote

3 pensamentos em “Vestibular UniRio”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.